Tratamento de Cálculo Renal
Início > Tratamento de Cálculo Renal
Tratamento de Cálculo Renal
Os cálculos renais, ou pedras nos rins, são formações sólidas que se desenvolvem a partir de substâncias presentes na urina. A condição é comum e pode afetar pessoas de diferentes idades e gêneros.
Os cálculos podem variar em tamanho, e podem causar dor aguda ou crônica, estar associado a infeções e em raros casos a perda da função do rim afetado.
As principais causas da formação de cálculos renais incluem: dieta inadequada, baixa ingesta de líquidos, predisposição genética, doenças metabólicas, entre outros.
O diagnóstico dos cálculos renais é realizado através de exames de imagem, urina e sangue.
Os tratamentos disponíveis para os cálculos renais variam de acordo com o tamanho, tipo e localização dos mesmos incluindo:
• Litotripsia Extracorpórea: Este procedimento utiliza ondas de choque para quebrar os cálculos em fragmentos menores, que podem ser eliminados pela urina.
• Litotripsia endoscópica, através de equipamentos óticos que permitem o acesso a cálculos ureterais e renais e fragmentação dos mesmos com fibras de laser quando necessário.
• Nefrolitotripsia Percutanea: para o tratamento de cálculos volumosos no rim, que não podem ser tratados por via endoscópica.
• Cirurgias convencionais, atualmente pouco utilizadas devido ao grande avanço das tecnologias minimamente invasivas.
O tratamento deve ser individualizado, considerando as necessidades e condições de cada paciente e das tecnologias diponíveis.